Tudo o que vai por Ubatuba. Uma cidade diferente...

Sunday, October 14, 2007

Espertalhões

Eles pensam que somos otários

Uma boa imagem é tudo para um homem público. Digo isto porque duas figuras presentes na mídia nos últimos vinte anos entraram em desgraça e aparecem cada vez menos, estão sumindo, sumindo e um dia sumirão de vez. Foram condenados ao ostracismo por obra de seus próprios feitos. Ou seria melhor desfeitos? Eu confesso que ambos me causavam incômodo em apenas um quesito, um mero detalhe que fez com que o incômodo se transformasse em ojeriza, em aversão, quase em ódio. A coisa chegou ao ponto de eu desligar a televisão ou o rádio ao ouvir suas vozes. Estou me referindo ao ex-ministro José Dirceu e ao rabino Henry Sobel, que cultivam um sotaque tão falso como uma nota de 13 reais. Homens públicos precisam ter muito cuidado com a imagem, um pequeno detalhe põe tudo a perder. Quem será que disse a eles que ostentar um sotaque fora do contexto é bom negócio? Desconfio que nunca imaginaram que a falsidade comprometeria o discurso, por mais consistente que fosse. Você compraria um carro usado de alguém com sotaque falso? Eu não compraria uma gravata sequer.

Sidney Borges

No comments: