Tudo o que vai por Ubatuba. Uma cidade diferente...

Sunday, October 14, 2007

Recordar é viver

07/08/2003 - 14h31
Ex-prefeito de Ubatuba é condenado por fraude


da Folha de S.Paulo, em São José dos Campos
A juíza Eva Lobo Chaib Dias Jorge, de Ubatuba, litoral norte de São Paulo, condenou o ex-prefeito da cidade Euclides Luiz Vigneron (PPS), mais conhecido como Zizinho Vigneron, e o atual presidente da Câmara, Rogério Frediani (PFL), por fraude eleitoral cometida durante a campanha de 1996. Frediani era, na época, candidato a vice na mesma chapa de Zizinho. No entanto, a pena, de dois anos de reclusão, foi substituída pela pena pecuniária, que consiste no pagamento de uma multa no valor de 20 salários mínimos para cada réu, dinheiro que será destinado ao Lar do Menor. Contra a decisão, que é em primeira instância, ainda cabe recurso. Em sua sentença, a juíza afirma ter aplicado a pena mínima aos acusados porque eles são "réus primários, que não ostentam antecedentes criminais". O ex-prefeito é acusado de fraudar sua filiação ao PMN para que pudesse liderar a coligação do partido com o PPB. A aliança, na época, era considerada estratégica para vencer a eleição.
Então no PRP, Zizinho apresentou ficha de filiação ao PMN com data de dezembro de 1995, quando, segundo a acusação, ela teria sido assinada em março de 96, fora do prazo legal. Zizinho já enfrentou uma outra ação, de impugnação de mandato, pelo mesmo motivo, o que chegou a mantê-lo afastado da prefeitura por cerca de seis meses. O afastamento ocorreu em novembro de 1999, devido ao resultado de uma ação civil encaminhada ao Tribunal de Justiça pelo Ministério Público. No entanto, após ter encaminhado um recurso contra a decisão do tribunal ao STJ (Superior Tribunal de Justiça), Zizinho foi reconduzido ao cargo. A Folha tentou falar ontem com Zizinho. Segundo informaram em sua casa, ele estava trabalhando e não havia como encontrá-lo. Frediani também foi procurado em seu estabelecimento comercial e por seu telefone celular, mas não foi localizado.

1 comment:

Dave said...

ola! eu passo o feriado perto da caçandoca, e eu queria ver o que voce sabe sobre aquele igreja opus dei que foi vendido por "Sunrise Homes?"

me dar sua resposta na minha blog, http://carvstree.blogspot.com